Curva do céu

InAutor
Luiz Francisco Rebello (org., selecção e notas)
InTítulo
Teatro português: Do romantismo aos nossos dias: Cento e vinte anos de literatura teatral portuguesa [2.º vol.]
Editora
Edição do Autor [Círculo do Livro]
Ano
s/d [1960] Local Lisboa pp. 531-533 (648)

Ficheiro

Referência bibliográfica

FONSECA, Branquinho da (s/d [1960]). «Curva do céu» in Luiz Francisco Rebello (org., selecção e notas). Teatro português: Do romantismo aos nossos dias: Cento e vinte anos de literatura teatral portuguesa [2.º vol.]. Lisboa: Edição do Autor [Círculo do Livro]. pp. 531-533.

Observações

Publicação composta por dois volumes: o primeiro contém um importante estudo introdutório, seguido por uma «Uma antologia seleccionada, prefaciada e anotada por Luiz Francisco Rebello», que vai desde Almeida Garrett a Eduardo Schwalbach; o segundo dá continuidade à parte antológica, desde Fernando Pessoa a Costa Ferreira, encerrando com «Nota final», «Nota bibliográfica» e «Índice» onomástico. Biobibliografias críticas sobre os autores antecedem as respectivas peças:

Volume I:
1. Almeida Garrett: Um auto de Gil Vicente.
2. Gomes de Amorim: Fígados de Tigre.
3. Camilo Castelo Branco: O morgado de Fafe em Lisboa.
4. Pinheiro Chagas: A morgadinha de Valflor.
5. Gervásio Lobato: O festim de Baltazar.
6. Marcelino Mesquita: Dor suprema.
7. D. João da Câmara: Triste viuvinha.
8. Manuel Fernandes Laranjeiras: …Amanhã.
9. Henrique Lopes de Mendonça: O azebre.
10. Eduardo Schwalbach: Os postiços.

Volume II:
1. Fernando Pessoa: O marinheiro.
2. Vitoriano Braga: Octávio.
3. Carlos Selvagem: Entre giestas.
4. António Patrício: D. João e a máscara.
5. Ramada Curto: O homem que se arranjou.
6. Raul Brandão: O avejão.
7. António Botto: Alfama.
8. Alfredo Cortez: Gladiadores.
9. Vasco de Mendonça Alves: Meu amor é traiçoeiro.
10. Olga Alves Guerra: Tempos modernos.
11. Joaquim Paço d’Arcos: O ausente.
12. Alves Redol: Maria Emília.
13. Branquinho da Fonseca: Curva do céu.
14. José Régio: Benilde ou a Virgem-mãe.
15. Almada Negreiros: Antes de começar.
16. João Pedro de Andrade: Continuação da comédia.
17. Jorge de Sena: Amparo de mãe.
18. Luiz Francisco Rebello: O dia seguinte.
19. Bernardo Santareno: A promessa.
20. Costa Ferreira: Um homem só.

 

Uma antologia seleccionada, prefaciada e anotada por Luiz Francisco Rebello», com Nota final» (pp. 649-650) e Nota bibliográfica» (pp. 651-652).
Inclui os autores e peças que seguem:
1. Fernando Pessoa: O marinheiro (Fernando Pessoa): pp. 277-282;
2. Vitoriano Braga: Octávio (Vitoriano Braga): pp. 285-301;
3. Carlos Selvagem: Entre giestas (Carlos Selvagem): pp. 305-340;
4. António Patrício: D. João e a máscara (António Patrício): pp. 343-369;
5. Ramada Curto: O homem que se arranjou (Ramada Curto): pp. 373-396;
6. Raul Brandão: O avejão (Raul Brandão): pp. 399-402;
7. António Botto: Alfama (António Botto): pp. 405-425;
8. Alfredo Cortez: Gladiadores (Alfredo Cortez): 429-448;
9. Vasco de Mendonça Alves: O meu amor é traiçoeiro (Vasco de Mendonça Alves): pp. 451-471;
10. Olga Alves Guerra: Tempos modernos (Olga Alves Guerra): pp. 475-492
11. Joaquim Paço d’Arcos: O ausente (Joaquim Paço d' Arcos): pp. 495-518;
12. Alves Redol: Maria Emília (Alves Redol): pp. 521-527;
13. Branquinho da Fonseca: Curva do céu (Branquinho da Fonseca): pp. 531-533;
14. José Régio: Benilde ou a Virgem-mãe (José Régio): pp. 537-557;
15. Almada Negreiros: Antes de começar (Almada Negreiros): pp. 561-566;
16. João Pedro de Andrade: Continuação da comédia (João Pedro de Andrade): pp. 569-574;
17. Jorge de Sena: Amparo de mãe (Jorge de Sena):pp. 577-580;
18. Luiz Francisco Rebello: O dia seguinte (Luiz Francisco Rebello: 583-594;
19. Bernardo Santareno: A promessa (Bernardo Santareno): pp. 597-619;
20. Costa Ferreira: Um homem só (Costa Ferreira): pp. 623-648.