DramaOnline.pt | Dramaturgia portuguesa dos séculos XX e XXI é um arquivo digital que, como a designação explicita, reúne informações e materiais de e sobre dramaturgia portuguesa no período indicado.

Surgiu e foi apresentado em candidatura ao concurso para recrutamento de IF 2012, tendo sido aprovado no âmbito do projecto exploratório denominado CETdrama.pt associado ao Programa IF/01260/2012/CP0190/CT0004, financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC (PIDDAC), tendo como instituição de acolhimento o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Do ponto de vista administrativo, o projecto teve início no dia 3 de Junho de 2013 e encerrou no dia 2 de Junho de 2018 com a criação de uma plataforma digital homónima. Contudo, os imprevistos, contratempos e necessidades específicas que foram surgindo, e de que falaremos mais adiante, obrigaram à procura de soluções implementadas mais tarde pela Direcção, levando à substituição do arquivo inicial pelo actual DramaOnline.pt.

Consoante planeado, o arquivo desenvolve dois eixos temáticos, em torno dos quais são distribuídas as informações:

Dicionário de autores | composto por:

1. Verbetes Bio-bibliográficos;                                                            

2. Iconografia;

3. Registos vários, vídeo e sonoros.

Thesaurus de peças | composto por:

1. Peças:

1.1. Originais (publicadas, manuscritas e dactiloescritas),

1.2. Traduzidas (publicadas, manuscritas e dactiloescritas);

2. Sinopses;

3. Excertos digitalizados;

4. Registos vários, vídeo e sonoros.

Em relação aos autores, é ponto assente que a História – não só do teatro – não é feita apenas pelos grandes protagonistas, pois de facto há toda uma miríade de pessoas, nem sempre tão secundárias quanto se possa julgar, que contribui para a conformação da realidade. Em virtude disso, este arquivo contempla dramaturgos consagrados, militantes ou pontuais.

Com base em critérios distintos, tais como a consistência da obra, o seu destaque em determinados géneros, estéticas, tipologias, entendimentos e públicos, uma lista seleccionada de autores teria – e de facto tem – verbetes actualizados, em português e inglês, pelo papel de língua franca deste idioma no mundo contemporâneo.

O projecto previa ainda a integração de textos e elementos suplementares, designados «notas críticas», especificamente reportados aos dois eixos organizativos aqui definidos. No entanto, o tratamento dos documentos evidenciou o frequente cruzamento dos dois campos num mesmo item, tendo sido esse o argumento decisivo para a opção de se criar uma pasta única com Materiais complementares/Estudos e documentos. Esta etiqueta genérica acolheria informação bibliográfica e fontes digitalizadas de declarada diversidade, como, por exemplo, paratextos de autoria quer dos próprios dramaturgos, quer de estudiosos, comentadores e críticos, bem como artigos e ensaios académicos ou outros. Numa fase posterior, resolveu-se subdividir essa pasta em Bibliografia geral e Bibliografia específica que, como as denominações indicam, remetem para as respectivas fontes sobre teatro português de teor generalista e sobre autores/peças em especial.  

Os utilizadores podem deste modo deparar-se com dados e documentos susceptíveis de apontarem para enquadramentos críticos, sugerindo eventuais pistas para o estudo dos Autores e das Peças, oferecendo uma visão mais alargada do fenómeno teatral.

O envolvimento e a complementaridade de múltiplos olhares é uma necessidade incontornável para quem queira aproximar-se do teatro na generalidade ou aprofundar o seu conhecimento em todas as dimensões que integra. Daí que o CETdrama>DramaOnline destaque outros projectos específicos, como é o caso pioneiro da CETbase (ideada e dirigida pela Prof.ª Dra. Maria Helena Serôdio desde meados da década de 90), ou os mais recentes DGLAB Autores, RTP Arquivo, Modernismo.pt (Prof. Dr. Fernando Cabral Martins), Memoriale do Cinema Português (Eng.º Jorge Leitão Ramos), entre muitos outros, pelo que foram criadas ligações com os mesmos.

Uma das aspirações que presidiram à configuração do CETdrama>DramaOnline foi tornar disponíveis não apenas as informações sobre autores e peças, mas também os próprios textos, o que poderia facilmente colidir com a tutela dos direitos dos autores e seus herdeiros, quando não tivessem caído no domínio público.

Este arquivo, portanto, segue a política de reprodução de textos em forma de excertos, de acordo com o Código do Direito do Autor, que protege a propriedade intelectual, permitindo, mesmo assim, um breve encontro prévio com os dramaturgos e as suas obras.

Em caso de se julgar desejável a utilização de obras integrais ou de informação e documentação referidas na CETbase ou em plataformas congéneres, a fonte inicial deve ser sempre explicitada. No caso de serem necessários excertos que excedam a percentagem prevista pelo código de defesa do direito autoral, os interessados devem dirigir-se aos autores, seus herdeiros ou representantes legais.

Há um importante livro sobre dramaturgia portuguesa que foi possível incluir no CETdrama>DramaOnline. Trata-se da obra do Dr. Luiz Francisco Rebello 100 anos de teatro português (1880-1980) (Porto: Brasília Editora. 1984), há muito esgotada. Embora seja já antigo, o livro, estruturado em duas partes, uma dicionarística e a outra antológica com sinopses de peças escolhidas, pela qualidade de conhecimento sistematizado ali reunido e relativo à periodologia demarcada, mantém intacta a sua utilidade. É, por isso, uma das fontes privilegiadas deste arquivo, que reproduz na íntegra os verbetes e as sinopses distribuídos, como seu indispensável complemento, nas secções pertinentes. A sua utilização, bem como a reprodução integral em versão digital, só é possível graças ao apoio do Gabinete Jurídico da FLUL, do Sr. Director do Museu Nacional do Teatro e da Dança, Dr. José Carlos Alvarez, e da Sra. Directora Geral do Património Cultural, Arqtª Paula Silva, que por despacho emitido a 28.06.2017 concedeu autorização nesse sentido.

Quanto ao desenvolvimento do CETdrama>DramaOnline, manifestamente e bem cedo a quantidade de documentos e dados mobilizados revelou-se ingente e significativa, mas esta qualidade corria o risco de se tornar numa fragilidade devido aos tempos e recursos disponíveis. Por outro lado, pensar-se num número mais modesto de autores teria permitido alcançar resultados eficazes e exequíveis a curto prazo, o seu alcance ficaria limitado e parcial, obrigando à rasura dos horizontes reais do panorama teatral português, frustrando a ambição do projecto.

Desde logo estava também clara a sua arquitectura, tal como a preparação e sistematização dos conteúdos, que para serem mostrados devidamente organizados como um todo lógico e coeso precisariam de indispensável apoio informático qualificado.

Todavia, os imponderáveis imprevistos foram surgindo, impondo necessários acertos ainda após o fecho do projecto exploratório, sendo fulcral verificar e validar dados, imagens e perfeito desempenho do sítio electrónico, pelo que foi dada continuidade aos trabalhos em curso de modo a atingirem a dignidade científica e o grau de exigência pretendidos.

Uma das questões mais sensíveis e árduas prendeu-se com o facto de a plataforma inicial acabar por exibir debilidades antes impossíveis de prever, reverter ou alterar, nomeadamente códigos já obsoletos, deficiências na forma de navegação e pesquisa, um layout pouco apelativo e desajustado com as características do projeto.

Por esses motivos, a investigação independente e o financiamento pessoal da Direcção asseguraram as indispensáveis revisões, rectificações e integrações, tanto dos conteúdos e das imagens, como da parte informática. Foram contratados recursos humanos, adquiridos serviços e equipamentos, criada de raiz uma nova plataforma para a qual foram migrados milhares de conteúdos, sendo implementadas e testadas todas as funcionalidades e design usando tecnologias resistente ao futuro.

O percurso para se chegar ao DramaOnline foi minucioso e demorado, não cedeu à pressão das contingências ou das avaliações, inclusive quantitativas, multiplicando fichas atrás das quais não haveria informação, nem se deixou seduzir pela leviandade de recorrer aos truques que permitem obter o máximo resultado com o mínimo esforço e no menor tempo possível. Pelo contrário, este arquivo assume-se como espaço aberto, rigoroso e perfectível, ao serviço da comunidade.



FICHA TÉCNICO-CIENTÍFICA

Projecto, Investigação e Coordenação científica | Sebastiana Fadda

Programa | IF/01260/2012/CP0190/CT0004

Financiamento | FCT/MEC (PIDDAC)

Bolseiros de Investigação | Filipe Figueiredo, Joana Pajuelo Alves, Rita Martins

Outros colaboradores | José Camões, Helena Reis Silva, Glória Bastos, Miguel Falcão, Ana Campos

Colaboração na revisão e tratamento das imagens | Filipa de Freitas

Colaboração na revisão de conteúdos | Ana Catarina Teixeira Santos

Traduções PT/EN | Amanda Booth

Traduções PT/FR | Ana Clara Santos

Tradução de marcadores PT/FR | Catarina Firmo

Plataforma inicial | White Imago

Plataforma final, manutenção e desenvolvimentos | © Exadorma (Enzo Meireles)

Logo DramaOnline.pt | © Sebastiana Fadda e Exadorma (Enzo Meireles) a partir da visão inspiradora do Teatro Continuo de Alberto Burri (Parco Sempione, Milão)

Agradecimentos especiais | Arq.ª Paula Silva e DGPC; Eng. Jorge Leitão Ramos; Prof. Dra. Maria Helena Serôdio; Prof. Dra. Maria João Almeida; Dr. Pedro Estácio e Biblioteca da FLUL; Dr. José Carlos Alvarez, Dra. Ana Sofia Patrão e MNTD; Teatro Nacional D. Maria II; Dra. Rosa Braga Rosas; Eng. Francisco Raposo; Eng.ª Leonor Martins da Silva; Arq.º Bruno Henriques; Arq.ª Alessandra Fadda; Arq.º Miguel Raposo


Uma vez que o erro faz parte do trabalho – como nos dizia o saudoso colega e amigo Prof. Dr. Paulo Eduardo Carvalho –, no caso de, por alguma razão independente da nossa vontade, serem encontrados eventuais lapsos neste arquivo, sejam eles quais forem, agradecemos que nos contactem de modo a revertermos a situação.

Do mesmo modo, quando viável e na medida do possível, cuidaremos também de completar e integrar informação em falta.


Contacto

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Sebastiana Fadda