Teatro português contemporâneo: Experimentalismo, política e utopia [Título provisório]
- Editora
- Teatro Nacional D. Maria II/Bicho do Mato
- Ano
- 2017 Local Lisboa
Referência bibliográfica
Observações
O livro, coordenado por Rui Pina Coelho, que assina a «Introdução: Experimentalismo, político e utopia: Um teatro português do início do século XX ao dealbar do novo milénio», reúne os textos e autores que seguem:
1. Gustavo Vicente: «Bases de criação para o século XXI: A intensificação da experiência cénica em João Garcia Miguel (Olho) e em Miguel Moreira (Útero)»;
2. Jorge Louraço Figueira: «Regime democrático e regime de cena: Três encenadores (Nuno Cardoso, Bruno Bravo e Gonçalo Amorim)»;
3. Rui Pina Coelho: «Os territórios geográficos e afetivos das Comédias do Minho e do Teatro do Vestido»;
4. Ana Pais: «Lazer, trabalho e afetos ou A arte de identificar o que é importante: Tónan Quito, Tiago Rodrigues e Gonçalo Waddington»;
5. Maria Sequeira Mendes: «Outros artistas: O Teatro Praga e o Cão Solteiro»;
6. Rita Martins: «As poéticas do desassossego da Mala Voadora, Colectivo 84, Martim Pedroso & Nova Companhia e Miguel Loureiro (Colectivo 3/quartos)»;
7. Eunice Tudela de Azevedo: «Um espaço de transdisciplinaridade: Projecto Teatral, Karnart, Visões Úteis e Circolando»;
8. Paula Gomes Magalhães: «Companhias de atores: Modos, processos e configurações d’As Boas Raparigas…, da Palmilha Dentada»; e do Teatro do Eléctrico»;
9. Ana Bigotte Vieira: «Uma personagem que sai fora de um livro, uma plateia que lê e um homem que abraça uma pilha de livros: Patrícia Portela, Miguel Castro Caldas e Rui Catalão».
Encerram o livro «Abreviaturas», «Índice remissivo» e «Notas sobre os colaboradores». Publicado também em língua inglesa.
Observações sobre os autores:
COELHO, Rui Pina (coord.)